A 39ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo, aconteceu em Itaici-SP, entre os dias 20 e 22 de outubro, e teve como temática “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”, à luz do documento 105.

Entre os vários temas abordados, destaques para “O Processo de Iniciação à Vida Cristã para formar cristãos leigos e leigas para a participação à vida social e política” e “Ano do Laicato”.

O bispo diocesano Dom José Negri participou da Assembleia ao lado do Padre Leomar Nascimento, coordenador de Pastoral da Diocese de Santo Amaro e também do Padre Joaquim Camargo, secretário da Sub Região Pastoral SP 2, além de outros membros leigos das pastorais diocesanas.

Segundo o Estatuto do Regional,  a Assembleia das Igrejas particulares é órgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional e chama-se Assembleia das Igrejas porque tem a participação de leigas e leigos que atuam nas Igrejas locais.